Conheça 5 vantagens da manutenção preditiva

Um dos principais custos da indústria é a manutenção de todos os seus equipamentos. De acordo com dados apresentados na Ffatia (Feira de Fornecedores Tecnológica da Indústria da Alimentação), as organizações, independentemente do setor em que atuam, gastam entre 15% e 30% dos seus orçamentos com consertos das máquinas.

Manutenção preditiva é um conjunto de técnicas que analisa qualquer aparelho que será utilizado pela indústria, definindo seu tempo de uso. Essa avaliação é feita por técnicas específicas que inspecionam as condições de cada instrumento (pressão, temperatura, etc), utilizando ferramentas e um pessoal qualificado para esse serviço.

O objetivo é estabelecer o histórico da máquina, recolhendo dados para determinar quando será necessária uma inspeção para aumentar e otimizar o seu desempenho.

Essa manutenção é muito usada no mercado, pois oferece uma série de vantagens para as companhias que dela utilizam. Ficou curioso sobre a manutenção preditiva? Então continue lendo para conhecer 6 vantagens dessa modalidade de manutenção!

Reduz impactos de procedimentos corretivos

As técnicas de manutenção preditiva acompanham em tempo real todo o funcionamento dos equipamentos, o que facilita a verificação do aparelho e reduz os danos de ações corretivas.

Essas ações fazem parte da manutenção corretiva, usada para consertar danos parciais ou totais do maquinário. Esses reparos acontecem, geralmente, pela falta de planejamento de uma inspeção que evitaria os estragos.

Planejando corretamente cada ação para manter a ferramenta em bom estado, as medidas de consertos são minimizadas, garantindo pleno funcionamento da máquina. Com isso, é possível reduzir 30% das despesas globais da companhia, de acordo com a Ffatia.

Elimina desmontagens e remontagens para inspeção

Como a manutenção preditiva recolhe dados em tempo integral de cada equipamento, não é necessário realizar reparos que provoquem desmontagens e remontagens desse aparelho. Isso porque, com um histórico já documentado, fica fácil entender como funciona o maquinário e onde e quando intervir.

Além disso, esse tipo de manutenção também lança mão de técnicas que não exigem a desmontagem, como análise e medição de vibrações, ultrassom, termografia, análise de óleo, ferrografia e inspeção visual.

Aumenta a vida útil da máquina

Uma das vantagens da manutenção preditiva é que ela prolonga o tempo de uso de cada instrumento industrial. Com a coleta de informações e o planejamento de pequenas intervenções ao longo do funcionamento da máquina, é possível evitar estragos e, assim, aumentar o tempo de uso de um determinado aparelho e elevar sua produtividade.

Aumenta a produtividade

O gerenciamento da produção prevê quando as máquinas apresentarão defeitos pelo tempo de uso. Uma vez em que há histórico das atividades dos aparelhos, sabe-se o momento exato para avaliar a peça que pode ser estragada. Essa atitude previne o acontecimento de estragos no maquinário e, também, que os danos ocorridos por falhas aleatórias se espalhem e comprometa toda a produção da fábrica.

Com isso, ela também ajuda a evitar que seja necessário interromper a atividade do chão da fábrica para reparos, o que elimina ou diminui o tempo de inatividade da empresa e pode aumentar a produtividade, de acordo com a Ffatia, em até 20%.

Ajuda a reduzir custos

O que faz com que as despesas com consertos e inspeção das máquinas sejam altas é a falta de planejamento para conservação desses equipamentos. Como já dissemos aqui, a manutenção preditiva permite definir a vida útil de cada peça do maquinário, possibilitando que esse planejamento seja feito. Além disso, as inspeções constates aplicadas nessa modalidade de manutenção são mais baratas que os serviços de correção total da máquina. Dessa maneira, é possível diminuir os custos de manutenção em até 30%, de acordo com a Ffatia.

Viu como é benéfico utilizar a manutenção preditiva na sua empresa? Sua empresa já usa esse tipo de manutenção? Aproveite o espaço dos comentários e conte para a gente como você aplica ou pretende aplicar a manutenção corretiva na sua empresa!