10 dicas essenciais para tornar sua empresa sustentável

Hoje em dia é essencial que uma empresa seja sustentável para se destacar em um mercado tão competitivo e, por isso, exigente. Ser sustentável significa produzir mais, reduzindo impactos ao meio ambiente.  Quer saber como a sustentabilidade pode ser aplicada na sua companhia? Então continue lendo para descobrir 10 dicas essenciais para tornar sua empresa sustentável!

1. Instale softwares para impressão

Boa parte dos custos da empresa estão relacionadas à impressão de páginas: documentos, e-mails e solicitações gastam muita energia e tinta.

Resolva esse problema instalando programas de gerenciamento de impressoras. Esses softwares são fáceis de instalar e detalham tudo o que é impresso por cada usuário, setor, computador e impressoras. Assim, eles permitem acessar informações sobre número de laudas, nome do arquivo, horário em que foi impresso e a cor usada (colorida ou monocromática).

Com a instalação de software de administração de impressão e a conscientização dos colaboradores, consegue-se reduzir em até 30% o volume total de tudo que é impresso na empresa.

2. Otimize o uso dos equipamentos

Invista em sistemas que automatizem os aparelhos. Por exemplo, pode-se economizar energia elétrica ao implementar programas que desliguem ou deixem em modo econômico os equipamentos que não estiverem funcionando.  A ideia é mantê-los em funcionamento pelo máximo de tempo possível, evitando desperdícios e danos ao meio ambiente.

3. Adote cartões de visita eco-friendly

É possível — e muito fácil — fazer cartões de visita com materiais sustentáveis: basta trocar papéis comuns pelos reciclados e usar tintas a base de soja.  É uma ideia bastante criativa que gera economia, conserva a natureza e cria uma imagem positiva para a empresa.

4. Melhore a sala de descanso

As salas de descanso dos colaboradores podem ser um lugar de muito desperdício, principalmente de papéis e copos descartáveis. Faça melhorias nesses ambientes, colocando materiais reciclados e substituindo copos descartáveis por canecas de vidro ou plástico mais reforçado, que aumentem seu período de uso.

5. Invista na Tecnologia de Informação

Hoje as empresas investem cada vez mais em Tecnologia de Informação e realizam uma série de ações que digitalizam documentos, solicitações e demais dados da empresa.

A Cloud Computing (Computação em Nuvem), por exemplo, é bastante utilizada, pois descarta o uso de papéis que gastam tinta e causam danos ao meio ambiente. Cada vez mais são ofertados softwares que otimizam a virtualização da empresa, melhorando sua produtividade e contribuindo para o planeta.

6. Exija móveis e suprimentos sustentáveis

Caso tenha que instalar ou trocar móveis e suprimentos da companhia, pense na sustentabilidade. Procure peças feitas com materiais reciclados, madeiras ou materiais que tenham selos garantindo um baixo impacto ambiental. Com essa atitude, a empresa ganha uma cara nova e um design mais arrojado voltado para as questões do meio ambiente.

7. Neutralize as emissões de carbono da empresa

Procure saber o grau de gás carbono emitido pela empresa e os impactos das suas tarefas diárias nessas emissões. Com esse conhecimento, fica mais fácil estabelecer medidas que minimizam esses estragos — e melhoram a imagem da sua empresa frente ao governo e à sociedade civil.

8. Ofereça à sua equipe a opção de trabalho em Telecommuting

Também conhecido com home office, trata-se de estabelecer dias para se trabalhar em casa. Com o trabalho em Telecommuting, é possível economizar gastos com alimentação e transporte, aumentando o lucro final da empresa.

Além dessa economia, a organização contribui significativamente para o meio ambiente, pois com os trabalhos em home office diminuem o número de carros que emitem gás carbono na atmosfera.

9. Adote novas práticas

Conheça os procedimentos da sua empresa e, a partir deles, tente inovar. É possível criar energia própria ou implementar programas de reciclagens, por exemplo. Assim, é possível melhorar a produção da companhia, reduzir gastos e ser reconhecido pelo mercado por adotar políticas de sustentabilidade ambiental.

10. Mobilize a equipe

É importante envolver todos os colaboradores para aplicar ideias sustentáveis na organização. A partir do momento em que cada um tem a sensibilidade de conservar o ambiente em que trabalha, fica mais fácil estabelecer normas que reduzem impactos ao planeta. Por isso, desperte na sua equipe a importância em utilizar canecas em vez de copos descartáveis, separar lixo reciclável do orgânico, economizar na impressão, dentre outras atitudes voltadas para o meio ambiente.

Viu como é simples tornar sua empresa sustentável? Você já adota medidas para minimizar os danos ao meio ambiente? Conte para a gente nos comentários!