Energia Solar

4 dicas para garantir uma maior eficiência energética na sua empresa

Em um cenário de mercado tão competitivo e dinâmico, é preciso aproveitar o máximo possível todos os recursos disponíveis para diminuir despesas, melhorar a produção e elevar a lucratividade da empresa — e um desses recursos é a eficiência energética.

O uso racional de energia se torna cada dia mais importante dentro da realidade corporativa, uma vez que tecnologia, automatização e informatização demandam alto consumo energético. O bom aproveitamento da energia, além de sustentável, também é um diferencial de competitividade.

Instalações elétricas

Muitas vezes o desperdício de energia começa no seu mal aproveitamento ao chegar da distribuidora energética. Para que isso aconteça, faça balanceamento das redes trifásicas e evite sobrecarregar os circuitos. Caso um circuito se superaqueça, substitua-o por outro de bitola maior ou redistribua a carga elétrica para outros circuitos.

Além disso, verifique se as emendas ou conexões estão ajustadas para evitar aquecimento e, consequentemente, aumento de consumo energético, e dê preferência ao transporte de energia em alta-tensão caso suas máquinas tenham potências elevadas.

Motores elétricos

Os motores elétricos consomem boa parte da energia da fábrica. Para que seu aproveitamento seja o melhor possível, mantenha-os funcionando entre 60 e 90% de suas potências nominais e, se possível, utilize motores assíncronos com 2 ou 3 velocidades.

Além disso, adote inversores estáticos para corrente alternada, conhecidos como variadores eletrônicos de velocidade, e desligue motores que não estiverem operando — desde que seu desligamento não ocasione problemas ao equipamento, é claro.

Também vale verificar se as condições de temperatura, atmosfera e outros estão de acordo com a especificação do motor, e analisar a possibilidade de instalar os motores elétricos em ambientes mais ventilados e menos agressivos.

Iluminação

A iluminação da empresa costuma demandar bastante energia, mas, ao mesmo tempo, é muito fácil de melhorá-la. Algumas medidas simples são usar sensores de presença, para evitar que as lâmpadas sejam esquecidas ligadas quando o ambiente estiver vazio, e conservar as luminárias e janelas limpas. Telhas transparentes também otimizam a iluminação natural.

Além disso, dividir os circuitos de iluminação, utilizando-os parcialmente sem comprometer o conforto, e substituir as lâmpadas incandescentes e mistas por outras de maior rendimento, como as fluorescentes e as de led, são medidas que podem ter um grande impacto no consumo de energia para iluminação.

Condicionamento de ar

Não é preciso abrir mão do conforto abolindo o ar-condicionado da empresa: é possível usufruir desse aparelho e ainda assim encontrar maneiras de economizar. Antes de tudo, é importante manter as portas e janelas fechadas sempre que o ar-condicionado estiver em funcionamento. Além disso, limpar os filtros — ou trocá-los, quando necessário — e desobstruir as grelhas de circulação de ar são outras excelentes maneiras de aumentar a eficiência energética do aparelho.

Quer ajuda? Fale Conosco