Projetos

A importância da gestão da qualidade na engenharia

A gestão da qualidade é uma das áreas necessárias para o gerenciamento de qualquer projeto. Esse sistema é um conjunto de procedimentos que têm como foco alcançar a política de qualidade de uma empresa, os objetivos de qualidade e atender as necessidades e especificações do cliente. A gestão de qualidade na engenharia é expressa em uma estrutura que consiste em: políticas, procedimentos, processos e recursos necessários para a implementação dessa gestão

Gerenciamento da qualidade

Os processos envolvidos na gestão da qualidade visam assegurar que um determinado processo seja concluído com a qualidade desejada, ou seja, é preciso satisfazer o cliente e desempenhar perfeitamente todos os requisitos do produto.

O sistema de gestão da qualidade é composto por: política de qualidade; objetivos de qualidade; manual de qualidade; estrutura organizacional e responsabilidades; gestão de dados e processos; qualidade do produto com foco na satisfação do cliente; melhoria contínua, incluindo manutenções corretivas e preventivas; controle de documentos. Todos esses pontos precisam estar alinhados para conseguir-se um gerenciamento total da qualidade em uma empresa ou um projeto.

O gerenciamento da qualidade controla e monitora todos os resultados do projeto, sendo um processo cíclico, de forma que o padrão de qualidade seja cada vez mais exigente, buscando sempre satisfação total do cliente

Aplicação da gestão da qualidade na engenharia

Os processos envolvidos neste gerenciamento podem ser aplicados de diversas formas e em diferentes segmentos da engenharia, mas têm sempre como finalidade assegurar a qualidade do produto e a satisfação do cliente.

A gestão da qualidade pode ser utilizada em procedimentos para identificar problemas e causas, formulação de diagramas de Causa e Efeito. Ela também deve ser utilizada na manutenção, nas ações corretivas, preventivas e preditivas, buscando manter a integridade de máquinas e equipamentos, visando manter a qualidade dos produtos.

O gerenciamento da qualidade através de gráficos de controle pode apresentar resultados de processos ao longo de determinados períodos, é possível também, por meio de fluxogramas, detalhar atividades e encontrar falhas e gargalos no processo de produção ou em um projeto.

A gestão da qualidade pode ser utilizada também com foco em pessoas, nesse caso, ela ajuda a capacitar todos os envolvidos com o projeto, além de englobar todas as inspeções realizadas nos produtos ou processos, análises de reparos feitos e processos de manutenção.

Métodos para melhoria da qualidade na engenharia

Existem diversos métodos que buscam a melhoria contínua da qualidade. Esses procedimentos envolvem aprimoramento de produtos, melhoria de processos e capacitação de pessoas. Alguns dos métodos de gestão mais utilizados são: ISOs, que são orientações para melhoria de qualidade; TPM, Manutenção Produtiva Total, que é um método japonês para evitar perdas, reduzir paradas para manutenção, otimizar processos e reduzir os custos globais da produção; Kaizen, proveniente do Japão, que significa melhoria contínua; PDCA, planejar, fazer, verificar e agir, que tem como finalidade o controle de qualidade; Gestão da Qualidade Total, que é uma estratégia de gestão que visa à incorporação de consciência da qualidade em todos os processos organizacionais; Seis Sigma, que combina métodos de controle estatístico de processos, planejamento de experimentos; e FMEA (Análise do modo e efeito de falha) de forma global.

Todos esses métodos, embora muito diferentes, têm o mesmo objetivo: garantir elevada qualidade ao produto ou processo. Os benefícios alcançados são inúmeros, mas o principal é a satisfação total do cliente e, com isso, maior visibilidade no mercado. Dessa forma, percebemos que a gestão da qualidade é importante em qualquer processo da engenharia, e esse gerenciamento vai muito além apenas da qualidade do produto em si.

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