Manutenção

Quais são os fatores-chave do sucesso da manutenção preditiva?

Ter conhecimento total de todos os equipamentos da fábrica é necessário para prolongar a vida útil das máquinas e evitar que avarias e quebras prejudiquem a produtividade da empresa. Isso é papel do gestor de manutenção, que ainda tem o desafio de equilibrar seu orçamento e otimizar a produção da fábrica.

Para conseguir atingir esse objetivo, é fundamental contar com a manutenção preditiva, capaz de prever a vida útil de cada instrumento da companhia, quais componentes podem se deteriorar ao longo dos anos e quando podem acontecer falhas.

 

Diagnóstico

O primeiro fator-chave a ser considerado é o diagnóstico. Nele, irregularidades referentes às origens e gravidade do defeito constatado são detectadas. Esse procedimento deve ser feito antes da programação do reparo, de acordo com a periodicidade em que a máquina é monitorada.

Monitoramento periódico

A coleta de informações deve ser realizada periodicamente. A periodicidade dos controles é determinada de acordo com os seguintes fatores:

  • número de pontos de medição e de máquinas a serem controladas;
  • duração da utilização da instalação;
  • função estratégica do equipamento;
  • materiais disponíveis para a execução de serviços.

Monitorar constantemente é fundamental para que as técnicas de manutenção preditiva sejam aplicadas corretamente.

Técnicas de análise de tendência

Há muitos métodos para determinar quando pode acontecer um problema na máquina ou quanto tempo ela pode durar na companhia. São utilizadas uma série de técnicas, a saber:.

Análise superficial

Devido ao atrito dinâmico entre as peças, a análise de superfícies consegue controlar a deterioração das máquinas. Ela implica em técnicas como endoscopia, estroboscopia, holografia e molde e impressão.

Análise estrutural

A análise estrutural é de extrema importância em uniões soldadas, pois permite detectar a existência de trincas, fissuras e bolhas nas peças dos equipamentos monitorados. As técnicas utilizadas são interferometria holográfica, ultrassonografia, gamagrafia (raios gama), ecografia e radiografia.

Estudo das vibrações

O estudo das vibrações é fundamentado na ideia de que as estruturas das máquinas são alteradas pelas ações das forças, dando sinais vibratórios que podem ocasionar a deterioração desses equipamentos.

Para realizá-lo, captadores são colocados em pontos específicos, captando vibrações recebidas por toda sua estrutura. O registro e a análise identificam a origem dos problemas enquanto a máquina funciona. As falhas a serem identificadas são:

  • rolamentos deteriorados;
  • acoplamentos desalinhados;
  • motores desbalanceados;
  • eixos deformados;
  • folga excessiva em buchas.

Análise do óleo

Esse método determina qual é o momento adequado para renovar o óleo em componentes mecânicos e hidráulicos. Ele prevê a deterioração e busca otimizar o intervalo de trocas.

A identificação é feita a partir do estudo de partículas sólidas que se misturam com o óleo, geradas pelo atrito dinâmico entre as peças em contato. Por meio de técnicas de laboratório, conseguem-se analisar o óleo. É essa análise que vai determinar quando será necessária a troca de óleo da máquina ou equipamento.

Equipe de manutenção

O gestor de manutenção deve-se apoiar em uma equipe qualificada nas técnicas aqui citadas. Os profissionais da área conhecem profundamente cada método, sendo decisivos na elaboração do que será monitorado e sua periodicidade. A experiência de uma empresa atuante nesse setor é diferencial para melhorar a atividade da sua fábrica e melhorar seus lucros.

Quer ajuda? Fale Conosco