Manutenção

Educação e treinamento: entenda o quarto pilar da TPM

Neste post será abordado mais um pilar da TPM (Total Productive Maintenance), programa de trabalho desenvolvido pelos japoneses e cujo objetivo é otimizar as atividades do dia a dia, aumentando a produtividade e reduzindo os custos.

O TPM, ou Manutenção Produtiva Total, compõe-se de oito pilares. Falaremos a seguir sobre o quarto pilar, que é o da Educação e Treinamento. Este pretende desenvolver novos conhecimentos e habilidades nas equipes de técnicos da manutenção, operadores e também gestores.

 

Capacitação dos funcionários

Para que os funcionários procedam com segurança e precisão durante o serviço de manutenção, é importante ministrar cursos e palestras que os capacite. Com isso, o desenvolvimento das atividades será agilizado e efetuado com maior responsabilidade, surtindo resultados cada vez melhores.

Etapas de implantação do programa

Esse quarto pilar da TPM pode ser implantado por meio das seguintes etapas:

  • Determinação do perfil ideal dos operadores e mantenedores (políticas de educação e treinamento);
  • Avaliação da situação no momento;
  • Elaboração de um plano para o desenvolvimento das habilidades;
  • Implantação do plano;
  • Criação de um sistema de avaliação do aprendizado;
  • Consolidação de um ambiente de treinamento;
  • Avaliação das atividades e desenvolvimento de métodos para futuras abordagens.

Estudo das habilidades

As habilidades de um funcionário são classificadas em cinco fases, conforme listamos  abaixo:

Falta de conhecimento

O funcionário não sabe, não tem compreensão dos princípios e regras do trabalho e do equipamento.

Falta de treinamento

Neste ponto, o funcionário já tem conhecimento da teoria e entende os princípios e regras do trabalho e do equipamento, mas não consegue usá-los na prática.

Habilidade incompleta

Para completar essa fase, ainda falta treinamento. O funcionário já efetua atividades e usa o equipamento, mas seu desempenho é dispersivo e não se reproduz.

Habilidade segura

Aqui ele já realiza suas atividades com segurança, envolvendo todo o equipamento, pois aprendeu na prática.

Habilidade completa

Na última fase, ele já tem domínio perfeito sobre a atividade e o equipamento, podendo até explicar detalhes sobre o assunto e ensinar outros funcionários.

Habilidades de mantenedores e operários

Dividindo os funcionários em dois grandes grupos, o quarto pilar define as habilidades peculiares a cada um. Acompanhe!

Habilidades dos mantenedores

  • Instruir a operação e manutenção corretas do equipamento.
  • Reconhecer o bom ou o mau funcionamento do equipamento.
  • Analisar as causas dos problemas e definir métodos adequados para corrigi-los ou evitá-los.
  • Aumentar a confiabilidade tanto do equipamento quanto de suas peças e componentes em geral.
  • Alcançar os objetivos econômicos dessas atividades.

Habilidades dos operadores

  • Identificar e aperfeiçoar fontes de pequenos defeitos e falhas.
  • Compreender detalhes suficientes sobre o equipamento para identificar possíveis causas de problemas.
  • Compreender a relação íntima que existe entre equipamento e qualidade do produto final.
  • Ter aptidão para consertar o equipamento (auxiliado pelo mantenedor).
  • Desenvolver melhorias individuais (kaizen) de temas de trabalho.

Classificação de operadores

Lembrando que é sempre possível a um operador subir sua classificação conforme for desenvolvendo suas habilidades. É possível, ainda, reclassificar os operadores que exercem funções idênticas ou similares, ou trabalham com o mesmo equipamento, seguindo os critérios abaixo:

  • Grau de conhecimento do processo.
  • Tempo na função.
  • Grau de habilidade no equipamento.

Quer ajuda? Fale Conosco