Neste post será abordado mais um pilar da TPM (Total Productive Maintenance), programa de trabalho desenvolvido pelos japoneses e cujo objetivo é otimizar as atividades do dia a dia, aumentando a produtividade e reduzindo os custos.
O TPM, ou Manutenção Produtiva Total, compõe-se de oito pilares. Falaremos a seguir sobre o quarto pilar, que é o da Educação e Treinamento. Este pretende desenvolver novos conhecimentos e habilidades nas equipes de técnicos da manutenção, operadores e também gestores.
Capacitação dos funcionários
Para que os funcionários procedam com segurança e precisão durante o serviço de manutenção, é importante ministrar cursos e palestras que os capacite. Com isso, o desenvolvimento das atividades será agilizado e efetuado com maior responsabilidade, surtindo resultados cada vez melhores.
Etapas de implantação do programa
Esse quarto pilar da TPM pode ser implantado por meio das seguintes etapas:
- Determinação do perfil ideal dos operadores e mantenedores (políticas de educação e treinamento);
- Avaliação da situação no momento;
- Elaboração de um plano para o desenvolvimento das habilidades;
- Implantação do plano;
- Criação de um sistema de avaliação do aprendizado;
- Consolidação de um ambiente de treinamento;
- Avaliação das atividades e desenvolvimento de métodos para futuras abordagens.
Estudo das habilidades
As habilidades de um funcionário são classificadas em cinco fases, conforme listamos abaixo:
Falta de conhecimento
O funcionário não sabe, não tem compreensão dos princípios e regras do trabalho e do equipamento.
Falta de treinamento
Neste ponto, o funcionário já tem conhecimento da teoria e entende os princípios e regras do trabalho e do equipamento, mas não consegue usá-los na prática.
Habilidade incompleta
Para completar essa fase, ainda falta treinamento. O funcionário já efetua atividades e usa o equipamento, mas seu desempenho é dispersivo e não se reproduz.
Habilidade segura
Aqui ele já realiza suas atividades com segurança, envolvendo todo o equipamento, pois aprendeu na prática.
Habilidade completa
Na última fase, ele já tem domínio perfeito sobre a atividade e o equipamento, podendo até explicar detalhes sobre o assunto e ensinar outros funcionários.
Habilidades de mantenedores e operários
Dividindo os funcionários em dois grandes grupos, o quarto pilar define as habilidades peculiares a cada um. Acompanhe!
Habilidades dos mantenedores
- Instruir a operação e manutenção corretas do equipamento.
- Reconhecer o bom ou o mau funcionamento do equipamento.
- Analisar as causas dos problemas e definir métodos adequados para corrigi-los ou evitá-los.
- Aumentar a confiabilidade tanto do equipamento quanto de suas peças e componentes em geral.
- Alcançar os objetivos econômicos dessas atividades.
Habilidades dos operadores
- Identificar e aperfeiçoar fontes de pequenos defeitos e falhas.
- Compreender detalhes suficientes sobre o equipamento para identificar possíveis causas de problemas.
- Compreender a relação íntima que existe entre equipamento e qualidade do produto final.
- Ter aptidão para consertar o equipamento (auxiliado pelo mantenedor).
- Desenvolver melhorias individuais (kaizen) de temas de trabalho.
Classificação de operadores
Lembrando que é sempre possível a um operador subir sua classificação conforme for desenvolvendo suas habilidades. É possível, ainda, reclassificar os operadores que exercem funções idênticas ou similares, ou trabalham com o mesmo equipamento, seguindo os critérios abaixo:
- Grau de conhecimento do processo.
- Tempo na função.
- Grau de habilidade no equipamento.