Manutenção

Melhorias individualizadas: conheça o primeiro pilar da TPM

O TPM — Total Productive Maintenance, ou Manutenção Produtiva Total, em português — é um método japonês criado para ajudar a evitar perdas, otimizar processos, reduzir paradas para manutenções e reduzir os custos totais do processo produtivo.

 

O que são as melhorias individualizadas?

São melhorias com foco na identificação de perdas que podem acontecer em todas as etapas do processo produtivo em uma empresa. Englobam desde o recebimento dos insumos até a logística.

Como a visão de cada etapa é bem detalhista, e devido à enorme quantidade de processos internos, o ideal é que sejam designadas pessoas específicas para cada processo, que já estejam familiarizadas com a atividade em questão.

Como se dá o desenvolvimento?

O Kaizen — ou seja, o processo de melhoria contínua que fortalece os pilares do TPM — se dá por meio de 10 etapas. São elas:

  1. Identificação dos objetivos;
  2. Definição e organização das equipes do projeto;
  3. Identificação das perdas nos processos;
  4. Definição das metas e do plano Kaizen;
  5. Desenvolvimento do Kaizen;
  6. Criação de estratégias para implementação das melhorias;
  7. Implementação do Kaizen;
  8. Revisão dos resultados das ações implementadas;
  9. Padronização do processo e implementação de um plano de controle;
  10. Repetir na horizontal.

A aplicação do Kaizen permite implementar e fortalecer os pilares do TPM, dentre eles as melhorias individualizadas, pois ambos têm em comum a busca pela melhoria com criatividade e a participação de todos.

Quais são as principais ferramentas utilizadas nas melhorias individualizadas?

Na aplicação das melhorias individualizadas, são utilizadas 3 ferramentas de muita importância: a análise dos 5 porquês, o método dos 7 passos e a análise PM. A seguir vamos falar melhor sobre cada uma delas.

1. Análise dos 5 porquês

Essa técnica é utilizada para que se possa chegar à causa-raiz de um determinado problema. Depois de se identificar um problema, deve-se perguntar o porquê para o que se acredita ser a causa e repetir esse processo até chegar à causa-raiz. Apesar de ser estimado que 5 perguntas sejam o suficiente, pode ser que com menos seja possível identificar a causa principal — ou, ainda, que seja necessário perguntar mais de 5 vezes.

2. Método dos 7 passos

Esse método é estruturado de forma a contribuir para a eliminação de problemas. As 7 etapas consistem em: definição dos objetivos e escopo do projeto, entendimento da situação atual, análise das causas dos problemas, identificação de soluções, avaliação dos resultados, padronização do novo processo e revisão do que foi aprendido.

3. Análise PM

A análise PM é uma metodologia de melhoria que visa enxergar e compreender o problema e o contexto em que ele ocorre dentro de uma organização. Ela busca compreender quais são os fenômenos que causam essas falhas e a quais entradas eles estão ligados — equipamentos, pessoas, materiais ou métodos — para remover os problemas responsáveis pelas perdas produtivas.

As melhorias individualizadas buscam encontrar as falhas que ocasionam perdas de forma bem detalhada e proporcionam uma estrutura sólida para que as mudanças sejam feitas e os processos sejam padronizados após a implementação das alterações. Contudo, vale sempre lembrar que o processo é de melhoria contínua e sempre é possível reaplicar essas ferramentas em busca de aprimorar cada vez mais os resultados.

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